Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa de Maceió promove curso de planejamento 3D para ortopedistas

Tecnologia disponível no hospital oferece mais segurança para cirurgiões e pacientes

A Santa Casa de Maceió promoveu, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, um curso de planejamento cirúrgico tridimensional voltado para ortopedistas e residentes da instituição. A capacitação apresentou o uso da impressão 3D, ferramenta que permite comparar, identificar fragmentos ósseos e definir com precisão o local de inserção de pinos e parafusos.

Cirurgião ortopédico André Souza conduziu o treinamento

Com a tecnologia, o cirurgião passa a ter acesso a modelos reais dos ossos do paciente, com visualização clara do local da fratura, o que facilita o planejamento, reduz o tempo do procedimento e aumenta a precisão.

“A partir de exames como a tomografia, conseguimos criar modelos em tamanho real, o que permite estudar o caso antes da cirurgia, ver onde o fragmento está mais deslocado, quais partes estão fora do lugar e perceber detalhes que, na tomografia comum, não são tão evidentes. Ela também auxilia na escolha dos materiais e na definição da melhor técnica”, explicou o cirurgião ortopédico André Souza, que conduziu o treinamento.

O cirurgião especialista em pé, Antônio Alício, destacou que a tecnologia faz parte da evolução natural da ortopedia

Para o coordenador do Serviço de Ortopedia da Santa Casa de Maceió, o cirurgião especialista em pé, Antônio Alício, o uso do planejamento 3D representa a evolução natural da ortopedia. “Sempre buscamos compreender a fratura antes da cirurgia. Inicialmente só tínhamos o raio-X, depois a tomografia. A seguir, evoluímos para as tomografias multislice, reconstrução digital em 3D e ressonância magnética. Agora, com essa nova tecnologia, conseguimos reproduzir o osso em tamanho real, permitindo ao cirurgião visualizar todos os fragmentos e planejar exatamente onde serão colocados os parafusos e pinos”, destacou.

Curso foi realizado em dois dias no Centro de Estudos da Santa Casa de Maceió

A partir da capacitação, o uso do planejamento 3D passa a integrar a rotina de procedimentos da instituição, especialmente nas cirurgias de trauma e no planejamento de próteses. “Não diferente de outras situações, a Santa Casa de Maceió sai na frente. Antes, esse tipo de impressão era feito fora do estado, mas agora será produzida aqui mesmo, de forma integrada ao serviço de ortopedia do hospital”, completou Antônio Alício.

Confira mais fotos do treinamento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames