Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

‘Tardezinha da Geriatria’ aproxima pacientes e famílias na Santa Casa Farol

Projeto recria rotinas e memórias afetivas fora do ambiente restrito dos leitos

Cercada por árvores e flores do jardim e pela brisa que amenizava o calor, Irmã Norberta, 81 anos, viveu momentos de alegria e ternura ao reencontrar familiares e amigos na sexta-feira (7). Internada na Santa Casa Farol, ela participou do projeto Tardezinha da Geriatria, iniciativa que recria pequenas rotinas e memórias afetivas do cotidiano dos idosos, promovendo acolhimento, bem-estar emocional e humanização do cuidado.

Irmã Norberta viveu momentos de afeto no projeto Tardezinha da Geriatria da Santa Casa Farol

Idealizada por Sharon Luz, supervisora de Enfermagem da unidade, a ação surgiu como alternativa à internação de pacientes que passam semanas ou meses hospitalizados (longa permanência) e convivem apenas com profissionais de saúde. “A ideia é tirar o paciente do quarto e levá-lo para um ambiente amplo e tranquilo, onde ele possa reviver um pouco do que tinha em casa”, explica.

Para garantir que cada encontro seja personalizado, a equipe multidisciplinar aplica um questionário aos familiares, com perguntas sobre preferências do paciente. Foi assim que Irmã Norberta, ao sair do quarto e passar alguns instantes no jardim central do hospital, pôde rever objetos pessoais de seu pai e sua mãe, além de saborear as frutas de que mais gostava.

Sharon Luz, supervisora de Enfermagem, idealizou a Tardezinha da Geriatria para oferecer mais interação fora do quarto à pacientes de longa permanência

A atividade reúne profissionais de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional, psicologia e serviço social. Todos colaboram para adaptar o encontro às especificidades de cada paciente. “Alguns têm limitações motoras ou restrições alimentares. Por isso, toda a equipe participa para garantir segurança e conforto”, afirma Sharon. Na última edição, fisioterapeutas permaneceram durante todo o evento, enquanto a fonoaudióloga acompanhou a oferta de alimentos de forma segura.

Objetos pessoais são utlizados para deixar a experiência da Tardezinha da Geriatria ainda mais humanizada

Com um jardim como cenário, a proposta da Tardezinha da Geriatria está bem longe do tom de despedida, ao contrário, reforça a importância dos idosos para suas famílias e busca quebrar a rotina hospitalar, especialmente para aqueles que permanecem por longos períodos internados. “É um perfil de paciente que já não está mais em alta complexidade, mas precisa ficar internado por mais tempo. O projeto oferece a eles interação, encontros e um ambiente ao ar livre que remete à vida fora do hospital”, explica a supervisora.

A duração da atividade varia conforme a vontade de cada paciente. “Não determinamos um tempo fixo. Nesse último caso, a paciente até tinha dito que ia ficar pouco tempo, depois ela acabou ficando um pouquinho mais”, acrescenta Sharon. A expectativa é que o projeto se torne uma ação permanente dentro da Santa Casa Farol, podendo ser realizado a cada 15 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames