Momento histórico: Portaria interministerial reconhece a Santa Casa de Maceió como Hospital de Ensino

Provedor Humberto Gomes de Melo: momento histórico

Um sonho antigo de várias gerações de gestores, profissionais e colaboradores da Santa Casa de Maceió se tornou realidade nesta terça-feira (9) por meio do Diário Oficial da União.
A publicação da portaria interministerial Nº 1.367, de 8 de julho de 2013, assinada pelos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Aloizio Mercadante, reconheceu formalmente a Santa Casa de Maceió como Hospital de Ensino.
Outras oito unidades hospitalares, sendo três de Minas Gerais, uma de São Paulo, duas do Rio de Janeiro e uma do Ceará também receberam o certificado após atenderem aos critérios obrigatórios para a certificação como Hospitais de Ensino.
A portaria reconhece que tais instituições hospitalares estão aptas para servirem de campo para a prática de atividades curriculares na área da saúde. Para tanto, todas receberam a visita de técnicos da Comissão de Certificação dos Hospitais de Ensino. Conforme a portaria, a certificação tem validade de dois anos.
“O reconhecimento interministerial vem confirmar o papel já desempenhado pela Santa Casa de Maceió como hospital de ensino por meio de sua Residência Médica e resgatar a tradição histórica da instituição, que foi responsável pela formação de várias gerações de profissionais desde sua fundação”, comemorou o provedor Humberto Gomes de Melo.