Gestão da Qualidade cria Comitê de Clientes na Santa Casa de Maceió
Ouvir mais para melhorar o atendimento aos clientes que procuram os serviços da Santa Casa de Maceió. Com esse objetivo, a Gestão da Qualidade da instituição criou o Comitê de Clientes que contará com a participação da Apala, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Conselho Municipal de Saúde (CMS), Federação dos Ostomizados de Alagoas e Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió.

Primeira reunião do Comitê de Clientes
A primeira reunião foi realizada na última quarta-feira, dia 18 de setembro, onde foram apresentados os representantes de cada entidade e órgão que comporão o Comitê de Clientes. Durante o encontro foi definida a periodicidade das reuniões, que devem acontecer a cada três meses, e passados alguns informes sobre o regimento, que está sendo elaborado pelo setor jurídico da instituição.
Para o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, a criação do comitê representa mais um momento histórico para a instituição. “Este comitê estava faltando para que pudéssemos ouvir mais a sociedade, através dos membros que compõem o grupo. Com o comitê, teremos a oportunidade de trazermos as demandas da sociedade para que encontremos as soluções para melhorar, mais e mais, o atendimento à toda clientela que deseja a Santa Casa de Maceió”, disse.

Provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo, com os representantes do Comitê de Clientes
O Comitê de Clientes é voluntário, não tem poder deliberativo, mas consultivo, podendo orientar, auxiliar, e aconselhar a direção/gestão da Santa Casa de Maceió, sugerindo solução de problemas observados na passagem dos pacientes pela instituição. “Ele é a cereja do bolo do nosso tema deste ano, que é o Cuidado Centrado no Paciente. Ele será consultivo para trazer melhorias, pois acreditamos que o paciente que vem ao hospital para ser tratado precisa ter uma experiência positiva. Isso será conseguido respeitando seus valores, tendo a compaixão e a empatia como metas. Não tem a ver com percepção, que está ligada à expectativa, mas com a própria experiência que ele vive, durante esse tratamento. Acredito que as melhorias serão muito grandes, e a Santa Casa de Maceió, hoje é a pioneira nessa iniciativa”, pontuou a médica da Gestão da Qualidade, Ana Eliza Christopoulos.

Ana Eliza Christopoulos, médica da Gestão da Qualidade
Segundo o a coordenadora da Qualidade, Larissa Andrade, a iniciativa é pioneira no estado. “Ela vai trazer a possibilidade de enxergar com os olhos dos clientes. Vamos poder ouvir as sugestões e as experiências de vários representantes que foram convidados para fazer parte do comitê. Dessa forma, conseguiremos fazer melhorias na instituição, a partir de um olhar que é muito importante, mas que, às vezes, é esquecido, que é do nosso usuário, nosso cliente”, destacou.
Para a presidente da Apala, Rosenita Fernandes, o canal foi ampliado com a criação do Comitê de Clientes. “Ele representa muito para a nossa instituição. Sempre tivemos voz na Santa Casa de Maceió, mas agora o canal está mais estruturado e vem acrescentar, não só para os pacientes da Apala, mas para toda a sociedade. Fico muito feliz em fazer parte do comitê”.

Kalinka Safira, do Conselho Municipal de Saúde
Kalinka Safira, do Conselho Municipal de Saúde, também destacou a importância da iniciativa. “É muito importante participar do comitê para que possamos trazer as demandas dos usuários do serviço de saúde. Assim, podemos colaborar, dar ideias, e ajudar a melhorar o atendimento com humanização e qualidade”, falou.



Deixe uma resposta