Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Equipe de unidade da Santa Casa de Maceió ajuda triatleta com câncer a realizar sonho

Triatleta Rafael Bezerra

Triatleta Rafael Bezerra

O alagoano Rafael Bezerra da Silva, triatleta que luta contra um câncer de pulmão na Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro, não vê a hora de receber alta e retornar para casa onde continuará o tratamento oncológico.
O desejo de Rafael tem uma motivação toda especial: ele quer ver como ficou a casa após a reforma no imóvel realizada neste final de semana. A iniciativa foi articulada pela equipe multidisciplinar da unidade, mantida pela Santa Casa de Maceió, com a participação da família e amigos de Rafael.
O desportista Rafael Bezerra, 22 anos, tinha uma vida saudável e praticava a modalidade esportiva conhecida como triathlon, que agrega provas de natação, ciclismo e corrida. Há três anos ele recebeu o diagnóstico de câncer ósseo no joelho e se submeteu à cirurgia para retirada do tumor e implante de uma prótese. Infelizmente, há três meses veio a confirmação de que a neoplasia tinha apresentado metástase e chegado ao pulmão.
Após o réveillon, os médicos sinalizaram que Rafael Bezerra já poderia receber alta e prosseguir o tratamento medicamentoso em casa. Neste momento, em conversa com a família, a equipe multidisciplinar da Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro percebeu que não poderia liberar Rafael sem antes fazer uma pequena reforma em alguns ambientes da modesta residência da família, localizada numa vila no bairro da Levada.
Como Rafael está fazendo uso de oxigênio seria preciso substituir o piso de cimento por cerâmica; cobrir o teto com forro; reformar o banheiro; ampliar os espaços facilitando a passagem da cadeira de rodas entre outros.
Com o problema posto, a equipe multidisciplinar da Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro iniciou contatos com empresas alagoanas que pudessem ajudar nesta empreitada. Atenderam o convite a construtora Engenharq e as lojas de material de construção Casa Lar e KMartelus, que doaram os itens necessários à obra.
A família de Rafael, por sua vez, articulou a mão de obra necessária para executar o trabalho, reunindo neste final de semana parentes e colegas para o mutirão. Amigos e triatletas também estão iniciando uma série de ações para ajudar Rafael nesse momento.
“Apesar de gostar muito daqui, do atendimento e da tranqüilidade, a casa da gente é sempre a nossa casa. Sei que vou sentir falta das pessoas aqui, mas já articulei consulta com a dentista, que fica aqui no prédio, para poder voltar e fazer uma visitinha”, disse Rafael, arrancando risos de todos os presentes no leito durante a entrevista.
A paz e a tranqüilidade nas enfermarias – projetadas para receber apenas dois pacientes; a vista da orla marítima e do Porto de Maceió ao longe; o silêncio nos corredores e a atenção dispensada pela equipe de profissionais foram outros adjetivos dirigidos à Unidade Cônego João Barbosa Cordeiro pela mãe de Rafael, Eliúde Bezerra. O serviço funciona no terceiro pavimento da Unidade Docente Assistencial Professor Rodrigo Ramalho, na Praia do Sobral, no bairro do Prado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames