Acadêmico da Santa Casa participa de missão internacional na República Dominicana
O alagoano Davi Freitas Tenório, acadêmico de medicina da Santa Casa de Maceió, acaba de retornar da República Dominicana onde participou de uma missão patrocinada pela International Children Heart Foundation. Em Alagoas, a iniciativa foi denominada Programa Coração Feliz. A equipe esteve na cidade de Santiago de los Caballeros onde realizou diversas cirurgias no Hospital Infantil Universitário Dr. Arturo Grullon.
Durante os 14 dias da missão foram realizados 18 procedimentos cirúrgicos em 16 crianças. Todas tiveram alta hospitalar ao fim do projeto. Durante a primeira semana foram operadas crianças dominicanas e na segunda crianças haitianas trazidas por missionários.
A missão foi chefiada pelo cirurgião chileno Rodrigo Soto, especialista treinado nos melhores centros da Austrália e da França, com o qual Davi Freitas Tenório dividiu o campo cirúrgico. A equipe internacional contou ainda com um anestesista indiano, que atua nos Estados Unidos; uma perfusionista inglesa, que trabalha no Canadá; um intensivista havaiano e outra chilena; um instrumentador hondurenho; além de quatro enfermeiros da Inglaterra, dos Estados Unidos e do Chile. O idioma oficial do grupo oscilou entre o inglês e o espanhol.
“O hospital era relativamente estruturado, mas pela carência de profissionais locais, tive de participar de todas as cirurgias, o que tornou a experiência ainda mais proveitosa e gratificante”, relatou Davi Tenório, após seu retorno. “Fiquei muito impressionado com o respeito que eles têm pela Medicina brasileira e diversos cirurgiões brasileiros foram citados”, acrescentou o acadêmico de Medicina.
Na primeira visita que a Fundação fez a Maceió, Davi Freitas Tenório organizou e trabalhou com outros membros da Liga Acadêmica Cardiovascular como tradutores voluntários na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
Davi Freitas enfatizou a boa impressão que os profissionais da Children Heart Foundation tiveram da Santa Casa de Maceió durante a primeira missão da instituição na capital alagoana. “Maceió é um dos locais mais disputados pelos voluntários tanto pela beleza de nossa cidade, quanto pelo prestígio do complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió e do Instituto de Doenças do Coração. Fomos citados diversas vezes como o hospital mais acolhedor e estruturado dentre os que eles já visitaram”, comentou Tenório.
Deixe uma resposta